OAB vai apurar possível abuso de autoridade
Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente da seccional de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcellus Dadam, conversou com o Jornalismo da Rádio Cidade sobre o papel de uma pessoa investida de autoridade e sobre o fato do delegado Regional de Polícia Civil, Ademir Brás de Souza, ter usado de seu cargo para mandar prender o repórter Paulo Schmidt durante um acidente de trânsito ocorrido nesta semana
Marcellus Dadam estranha o possível comprometimento, por parte do delegado, de um ponto considerado de fundamental importância para a preservação do direito ao trabalho de repórter. "O que chama mais a atenção - e nós não podemos permitir que isso aconteça na nossa sociedade - é que um repórter, conduzindo a sua condição profissional livre - dentro dos limites da Lei (...) venha a ser tolhido desse direito. Ou seja, impedido de executar o seu trabalho (...) em via pública".
O presidente da seccional da OAB disse que a situação é séria e que a Ordem dos Advogados do Brasil vai apurar o caso, "porque não podemos correr o risco de deixar que algumas atitudes nos relembrem momentos do passado que queremos soterrar de vez".
Dadam garantiu que a OAB de Brusque vai entrarem contato com o comando da Polícia Judiciária de Santa Catarina "(...) para sabermos o porquê deste ato. E se essa pessoa (Ademir) agiu na condição de autoridade, que seja responsabilizado então pelo governador do Estado". O delegado ocupa um cargo de confiança no Governo do Estado.